sexta-feira, 2 de março de 2012

O cachorro da terceira semana


.


O golden retriever, ou retriever dourado é um cão de extrema beleza e docilidade. Esta raça foi desenvolvida a partir do século XIX e possui grande semelhança com o labrador. Antigamente acreditava-se que seus cães pastores russos de pêlo amarelo, que eram utilizados na função de retriever ou recolhedor no norte da Grã-Bretanha, juntamente com os cães da raça bloodhound. Atualmente esta teoria já foi praticamente descartada e acredita-se que a raça golden retriever tenha surgido a partir dos mesmos ancestrais que originaram o labrador. Estes cães, trazidos do Canadá para a Inglaterra, foram cruzados com cães da raça flat-coated retriever, com o terra-nova e com um tipo já extinto de spaniel d’água escocês chamado de Tweed water spaniel. O principal responsável pela seleção da raça como a conhecemos hoje foi Sir Dudley Majoribanks, o Lorde de Tweedmouth, que, durante a metade do século XIX, procurou desenvolver um cão de excelente faro, dócil, inteligente, obediente e que fosse um grande recolhedor de caça tanto na água quanto na terra. Assim como o labrador, o golden retriever possui a chamada “boca macia” (segura e carrega as aves abatidas pelos caçadores sem danificá-las, nem a carne, nem as penas) uma característica muito apreciada pelos caçadores.

Apesar de ser originalmente um caçador de aves, o golden retriever conquistou espaço no mundo todo como um excelente cão de companhia. Esta raça, devido ao seu ótimo faro, é treinada como cão farejador e salvamento em diversos países, sua facilidade de aprendizado e seu temperamento equilibrado também fizeram dele uma das raças mais utilizadas como cães-guia.

O golden retriever é um cão resistente, brincalhão, manso e dono de uma ótima memória. Este animal é um típico cão de família, sendo ótimo com crianças e adultos. É um cão muito sociável e late muito pouco. São cães muito inteligentes, (é o 4ª na colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren), sendo obedientes e possuem uma extrema facilidade de aprendizado.

Esta raça precisa viver em companhia, interagindo com os membros da família, detestam a solidão. Necessitam de exercícios e devem ser levados para passear com freqüência.

Seu pêlo deve ser escovado pelo menos uma ou duas vezes por semana. Esta raça pode estar sujeita a alguns males de origem hereditária, tais como tendência à obesidade, displasia coxa femoral, atrofia progressiva da retina e catarata, no entanto esses problemas podem ser evitados com uma boa escolha do filhote e dos pais da ninhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário