sábado, 10 de março de 2012

O cachorro da quarta semana!



Pug é uma raça de origem chinesa, que chegou à Holanda por volta do século XVI e, mais tarde, à Inglaterra, onde redigiria seu padrão. A raça foi difundida em vários países da Europa, sempre como animal de estimação da nobreza e alta sociedade. Os ingleses o batizaram de Pug-Dog, que significa “cão diminuto”.
No Brasil, a raça está sendo descoberta e, aos poucos, se tornando mais conhecida pelo carisma e aparência exótica.
O pug é um super companheiro; é excelente na arte de fazer amigos e conquistar fãs incondicionais. É uma raça de temperamento calmo, dócil, são sensíveis e afetuosos, o que o torna um bom cão para o convívio com crianças. Bastante fiel ao dono, acompanha-o para todo lado mesmo sem ser convidado. Por apresentar porte pequeno, é adequado a qualquer casa. Ficam ansiosos esperando o momento de abrir a porta e poder pular nas pernas de seu dono! O pug é dependente da companhia humana.
Enquanto filhotes são muito divertidos e ativos; mas não muito destruidores. Gostam de brincar até não conseguirem mais. Depois de um momento de brincadeiras caem no sono para repor a energia para as próximas brincadeiras.
Um som marcante que se propaga pelos ambientes onde vive o pug é gerado quando dorme; ele ronca bastante! Mas não é um cachorro barulhento; o pug late pouco; apenas quando chega alguém em casa ou quando ouve barulho muito alto. É indicado para quem mora em apartamento.
Para criar um pug é preciso ter dedicação; ele exige alguns cuidados especiais. Não é um cão para viver sozinho, apenas colocando água e comida. É dependente do dono física e emocionalmente.


É preciso manter seu ambiente sempre fresco, poupando-o do calor, pois pode entrar em hipertermia. Os passeios de carro devem ser sempre muitos bem observados e a atividade física não é recomendada, pois a respiração precária o cansa logo.
Os cuidados com os olhos e pêlo devem ser constantes. Os olhos são expostos e fáceis de machucar em brincadeiras. O pêlo cai bastante e por isto é importante escová-lo sempre. O banho deve ser mensal, para evitar os problemas de pele. As dobrinhas do rosto devem ser limpas, no mínimo, uma vez por semana.
A reprodução do pug requer cuidados especiais desde o cruzamento até o primeiro mês de vida dos filhotes. Pugs apresentam dificuldades para cruzar, precisando da ajuda de um profissional ou alguém que já tem costume de acompanhar. Os partos dependem da ajuda humana. Caso a cadela tenha parto normal, precisa de ajuda para retirar a placenta e cortar o cordão. Não é rara a necessidade de cesariana. Após o nascimento é preciso ajudar os filhotes na amamentação. É prudente deixar que a mãe fique com os filhotes apenas nos momentos de amamentá-los, pois não são muito cuidadosas... Depois de crescidos, aí sim passam a conviver mais com os adultos. É preciso ter muito cuidado e disposição para acompanhar uma ninhada. A orientação de um profissional é sempre necessária.
Por outro lado, o crescimento dos filhotes é fascinante! Quando começam a brincar entre eles e interagir com o dono, tudo vira festa!
Enfim; em tudo os pugs são especiais! Só consegue saber o que é levar a vida ao lado de um pug quem já teve a sorte de viver com um!
Fontes: Matérias em revistas especializadas e Sites na internet.

Sobre a Raça Pug

Nenhum comentário:

Postar um comentário