quarta-feira, 7 de março de 2012

Galgo!!


Raça Galgo Afegão

Origem

O Afghan Hound, também conhecido por Galgo Afegão, é originário do Afeganistão. O documento sobre esta raça mais antigo, data de, aproximadamente, 3000 a.C., um papiro encontrado no antigo Egipto, perto de Jebel Musa, que descrevia a raça como grande caçador e bastante apreciado pela nobreza. Ainda não se conhece a data de quando esta raça se instalou no norte do Afeganistão, nem se encontram vestígios da passagem destes por outros locais. Há dúvidas se esta raça sofreu o não, muitas alterações quando se instalou no Afeganistão, pois manteve as suas características principais, como pelagem longa e compacta.

Temperamento

Esta é uma raça corajosa e destemida, mas também doce e sensível. Adora correr, por isso é necessário que o local onde habita tenha locais espaçosos. Em relação a estranhos, apresenta uma atitude desconfiada, mas não é violento com estes. No livro de Stanley Coren, “A Inteligência dos Cães”, encontra-se no último lugar do ranking no que toca a inteligência de obediência e trabalho, não significando que não possua inteligência, apenas é muito indiferente às ordens que lhe são dadas.

Características físicas

Fisicamente, o Galgo Afegão é de grande porte, medindo entre os 68 cm a 74 cm nos machos, e nas fêmeas, um pouco mais baixas, dos 63 cm aos 69 cm. É um cão atlético, com um corpo esguio. Alguns o consideram como “o rei dos cães”, devido à sua elegância e porte altivo e aristocrata. A sua pelagem, quando é ainda uma cria, apenas possui uma penagem, só atingindo o seu auge aos 3 ou 4 anos de idade.

Doenças

A sua esperança média de vida é relativamente grande, por volta dos 14 anos, demonstra ser um cão bastante saudável. Os seus maiores problemas são as alergias, e também o facto de serem muito sensíveis, tais como outros cães onde a massa gorda é pouco. É aconselhável que lhe seja dado banho todas as semanas, ou a cada dez dias, no máximo, com um produto de boa qualidade.
Raça Galgo Afegão
Raça Galgo Afegão

Nenhum comentário:

Postar um comentário